Saiba como identificar câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, que também é conhecido como câncer cervical, é uma doença que pode evoluir de forma lenta, e que na grande maioria acaba afetando mulheres acima dos 25 anos de idade. O principal causador deste tipo de câncer é o papilomavírus humano (HPV), que também pode acabar infectando os homens, e com isso poderá causar o câncer de pênis. Antes que este tumor atinja sua forma maligna o que pode acabar levando alguns anos, ele passa primeiramente por sua forma pré-maligna, que é chamada de NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical). Esta forma pode ser classificada como sendo de diferentes graus: I, II,II e IV que será determinado pela gravidade do caso.

Mesmo que a incidência deste tipo de câncer tenha diminuído cada vez mais, este ainda é o quarto tipo de câncer que tem sua maior incidência nas mulheres. Não levando em conta o câncer de pele não melanoma. Este câncer também é quarta maior causa de mortes causadas por câncer em mulheres no Brasil.

As estatísticas tem mostrado que cerca de 44% dos casos que são diagnosticados no país não são lesão in situ que é a percursora do câncer. Sendo assim, lesões que ainda não estão de forma restrita ao colo e que até o presente momento ainda não haviam desenvolvido nenhum tipo de malignidade. Desta forma, nesta fase a doença consegue ser curada em sua totalidade.

Atualmente os dois tipos de tumores malignos que são reportados mais comumente de colo de útero estão intimamente ligados com o HPV. Como por exemplo carcinomas epidermoides em 80% dos casos e os adenocarcinomas que são apontados em 20% dos casos. O HPV é responsável pelo aparecimento de verrugas vaginais, que podem indicar um fator de risco para o surgimento do câncer de colo de útero, mesmo que existam vários tipos desse vírus apenas alguns estão associados com os tumores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*