Tratamento caseiro para fortalecer unhas fracas

Veja receitas e remédios caseiros para evitar unhas quebradiças.

Unhas fracas são um problema muito comum entre as mulheres, e as causas são variadas. “Diversas doenças dermatológicas podem acometer as unhas e torná-las fragilizadas, como psoríase, líquen plano e micose”, explica a dermatologista Tatiana Gabbi.

Além disso, traumas nas unhas, alimentação inadequada e dietas restritivas também são causas comuns da condição.

Nesta hora, é normal ouvir diversas recomendações de tratamentos caseiros para unhas fracas. Mas nem tudo funciona! Conversamos com especialistas para ver quais deles são garantidos:

1. Deixar as unhas um dia sem esmalte

O esmalte impede as unhas de respirarem, e deixá-las direto cobertas com eles pode causar o enfraquecimento, como explica a dermatologista Giovana Moraes.

2. Bases com queratina

A queratina é uma das proteínas que compõe as unhas e usar bases deste tipo ajudam a melhorar e fortalecer estas estruturas, explica a dermatologista Raquel Moura.

3. Azeite de oliva

O azeite de oliva, por ser uma gordura, ajuda a aumentar a composição de lipídios nas unhas. “Isso puxa água para dentro das células das unhas e cutículas”, explica o dermatologista Cristiano Kakihara.

4. Óleo de rícino

O óleo de rícino é considerado um aliado das unhas fracas. “Isso ocorre por conter uma gama vasta de ácidos graxos e vitamina E, que tem função hidratante e antioxidante”, explica o especialista.

5. Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas tem uma composição nutricional muito rica para as unhas, considera a dermatologista Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro. A receita da especialista é aquecer um pouco o óleo de mergulhar as unhas por 10 minutos (testando a temperatura antes, para não queimar a pele!).

“Ressalta-se que não existem comprovações científicas para estes tratamentos caseiros. O ideal é consultar um dermatologista”, alerta Denise.

Base com formol funciona?

A base com formol realmente pode trazer um fortalecimento das unhas, mas isso não ocorre em todos os casos. “O formaldeído aumenta a ligação das proteínas (queratinas) que formam as unhas, enrijecendo-as, mas faz isso à custa de água, desidratando-as também”, explica a dermatologista Tatiana Gabbi.

O problema é que poucas pessoas possuem unhas fracas devido ao excesso de água. “Em todos os outros casos, o uso da base com formol só acentua o problema de fragilidade das unhas, porque desidrata, ou seja: rouba a água dessa estrutura. Elas ficam endurecidas, mas muito quebradiças”, ressalta a especialista.

Tratamentos caseiros que não fortalecem as unhas

Já os seguintes tratamentos caseiros, ensinados por diversas pessoas e sites, não tem comprovação alguma de serem indicados para unhas fracas:

  • Aplicar alho moído nas unhas ou adicioná-lo à base
  • Mergulhar as unhas em cebolas picadas
  • Adicionar iodo e bicarbonato de sódio à base.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*