O que sua unha diz sobre sua saúde: identifique os sinais de doença

Fique alerta para mudanças nas unhas! Veja o que elas podem significar.

Sabia que suas unhas podem revelar muito de sua saúde? Como os hábitos de cada um, o nível de ansiedade e até certos problemas de saúde.

Unhas com camada preta

Unhas brancas com uma camada preta na ponta são chamadas unhas de Terry e normalmente são sinal de uma doença hepática severa, a cirrose.

Unhas com manchas brancas

Unhas totalmente brancas desde o nascimento podem ser uma condição hereditária com nenhuma implicação na saúde geral, mas se ocorrem mais tarde podem ser sinal de várias doenças sistêmicas, incluindo cirrose hepática, insuficiência renal crônica, doença cardíaca congestiva, diabetes, hipoalbuminemia crônica e linfoma de Hodgkin.

Unhas amareladas

A síndrome da unha amarela ocorre em pacientes com doenças pulmonares sérias e linfoedema (inchaço das extremidades). Nesses pacientes, a maioria ou quase todas as unhas são amareladas. 

Unhas azuladas

Unhas azuladas ou cianose são um sinal de baixa oxigenação no sangue ou, mais precisamente, na hemoglobina, podendo ser indício de problemas circulatórios, respiratórios ou cardíacos.

Buraquinhos nas unhas

Buracos pequenos são um sinal clássico de psoríase na unha. Normalmente aparecem em pacientes com dermatite da ponta dos dedos. Isso também pode ser resultado de dermatite atópica, dermatite irritante ou dermatite alérgica de contato.

Linha marrom ou escura na unha

Existem várias razões para o surgimento de uma linha marrom ou preta que se estende da cutícula até a ponta da unha. Como não é possível visualizar a fonte da cor, já que esta reside na matrix da unha, frequentemente é causa de ansiedade para pacientes e médicos. Uma biópsia pode ser necessária para verificar se não é uma forma de câncer de pele.

Atente às mudanças nas unhas

Mudanças nas unhas ocasionalmente podem ser um sinal significativo de doença sistêmica. Na maioria das vezes, contudo, esses sinais são limitados e tendem a se resolver sozinhos. Mas requerem paciência, já que o processo de recuperação é lento. Pode levar meses para uma unha danificada ser trocada totalmente.

fonte: https://anamariabraga.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*